CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 24/01/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO E GESTÃO Programa Hora de Plantar

Começou hoje, 24/01, as entregas das sementes do Programa Hora de Plantar. Neste ano serão beneficiados mais de 400 agricultores do município de Meruoca, da sede e dos distritos.

Confira os locais e horários de distribuição das sementes, que acontecem até sexta-feira.

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E MEIO-AMBIENTE Programa Hora de Plantar 2023. Recebemos hoje aproximadamente 2600 kgs de grãos de milho variedades, que serão distribuídos aos agricultores cadastrados por meio do Programa Hora de Plantar 2023.
#Agricultura 14/12/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA INAUGURAÇÃO DA NOVA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Inauguração da nova feira da Agricultura Familiar com sede na praça da entrada da Boa vista.

?? sábado, dia 17/12 a partir das 8:00 horas.

#Agricultura 01/08/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Distribuíção de crachás de identificação e os fardamentos aos feirantes

Neste domingo, 31 de julho, junto a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária, foram distribuídos crachás de identificação e os fardamentos aos feirantes da Feira de Agricultura Familiar de Meruoca. Esses feirantes são muito importantes pra o comércio local, com produtos naturais, a feira acontece aos domingos na bifurcação Meruoca/Alcântaras, visite!

#feira #agricultura #meruoca #feirante #natural #ceara

#Agricultura 25/07/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Palestra ministrada por técnicos do SEBRAE

Hoje 25/07, às 14h a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária Cleiciane Mendes junto com parte da sua equipe, participaram de uma palestra ministrada por técnicos do SEBRAE, aos produtores rurais da localidade Caranguejo sobre avicultura caipira. A primeira ação técnica de trabalho com o novo grupo daquela região.

#agricultura #aviculturacaipira #SEBRAE #pelopovoparaopovo # agricultores

#Agricultura 02/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Houve o “peixamento” dos principais açudes da cidade de Meruoca

Hoje, 02 de março, quarta-feira de cinzas, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, houve o "peixamento" dos principais açudes da cidade de Meruoca. Na terminologia aquícola se entende por peixamento a operação que tem por fim o povoamento, o repovoamento e a estocagem de coleções d'água, com larvas, pós-larvas, alevinos, juvenis e adultos de peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos, etc.

Juntos, o prefeito Herton Alves, o Vice-prefeito Carlos José e a Secretaria de Meio Ambiente Gleiciane, distribuíram 40.000 (quarenta mil) alevinos, sendo 21.000 (vinte e um mil) no açude Genipapo, 10.000 (dez mil) no açude das Frexeiras e 9.000 (nove mil) no açude do padre.

#GovernoMunicipalDeMeruoca

#pelopovoparaopovo

#mudameruoca

#peixamento

#Agricultura 18/01/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA iniciou a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária, em parceria com a EMATERCE e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Meruoca iniciou a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar na manhã desta terça, 18 de janeiro.

O Prefeito Herton esteve representado pelo chefe de Gabinete Ricardo Lourenço que festejou o momento e afirmou que o Prefeito Herton sempre se coloca a disposição do homem do campo.

A Secretária Cleiciane diz que a hora de plantar chegou e que o homem do campo espera um bom inverno, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais afirmou que a alimentação da cidade é fruto do trabalho do agricultor.

A entrega acontecerá até o dia 21 de janeiro e beneficiará mais de 260 agricultores meruoquenses.

#Agricultura 27/01/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Prefeitura na Comunidade - Santo Elias Prefeito Herton Alves e Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, REcursos Hídricos e Agropecuária estiveram reunidos com Agricultores da Localidade de Santo Elias.
#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Dia do Agricultor e Agricultora

Nos orgulhamos destas pessoas que semeiam tamanha dedicação e cuidado, cultivando amor pelo que fazem.

Parabéns, agricultores e agricultoras meruoquenses!

#agricultura

#Agricultura 25/05/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA 25 de Maio | Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural

A Prefeitura de Meruoca parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, cuja atividade contribui para o desenvolvimento do nosso Município e no sustento de todos.

#DiaDoTrabalhadorRural #meruocacidadefeliz

#Agricultura 21/02/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária realiza peixamento nos Açudes Públicos

A Prefeitura de Meruoca, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária, realizou nesta sexta feira (21) o peixamento de alevinos nos açudes do Município.

Foram 40 mil alevinos destinados à Meruoca, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A equipe da Secretaria colocou 05 mil no Açude do Monte, 05 mil no Açude das Frecheiras, 02 mil no Açude do Quebra e 28 mil alevinos no Açude Jenipapo.

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) o Projeto de Peixamento dos Açudes Públicos distribuiu 400 mil alevinos na ação que repovoa rios e reservatórios de todo o Ceará.

#Agricultura 04/11/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO SITIO SANTO ELIAS A Associação Coração de Maria do sítio Santo Elias, realiza todos os domingos na bifurcação da CE-440 que liga Meruoca/Alcantaras, a Feirinha da Agricultura Familiar. A feirinha conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Meruoca Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária.

A principal ideia da feira é de promoção, divulgação e comercialização dos produtos agroecológicos, da economia familiar, de agricultores familiares e de artesanato produzidos por grupos de mulheres do interior do município.

O gestor municipal visitou a feira nesse domingo 03/11, e, enfatizou a valorização do fortalecimento da agricultura familiar. “É um canal direto de comercialização onde o próprio homem do campo pode vender sua mercadoria direto ao consumidor, então, nós fortalecemos a nossa cadeia produtiva e aumentamos a renda do agricultor”, disse.



#Agricultura 29/03/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA ENCERRAMENTO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES
Com o objetivo sensibilizar sobre a conservação e divulgar a importância das árvores, a Prefeitura de Meruoca realizou, de 26 a 30 de março, a Festa Anual das Árvores 2019, que esse ano teve como tema: Compostagem. Transformando resíduo orgânico em adubo.

A programação contou com palestras, caminhada, apresentação de vídeo, revitalização de jardim, oficina de compostagem e arborização. E hoje sexta feira (29) o encerramento aconteceu no Beco da Cultura com plantio de mudas de arvores na pracinha.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Meruoca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária, Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará. Apoio: Escolas municipais e ICMBio.

#Agricultura 27/03/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA INICIOU AS ATIVIDADES DA FESTA ANUAL DA ÁRVORE ABERTURA FESTA ANUAL DA ÁRVORE EM MERUOCA
#Agricultura 18/03/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA AÇUDE DO MONTE É O TERCEIRO A SANGRAR NO MUNICÍPIO DE MERUOCA EM 2019 AÇUDE DO MONTE É O TERCEIRO A SANGRAR NO MUNICÍPIO DE MERUOCA EM 2019

Reflexo da boa quadra chuvosa, o reservatório hídrico, Açude Monte, situado na localidade que leva o mesmo nome, atingiu o volume máximo na manhã desta segunda-feira 18/03. O açude estava na iminência de sangrar desde a semana passada, quando registrava mais de 95% de sua capacidade preenchida. Foi o terceiro reservatório a atingir a capacidade total neste período chuvoso, depois do açude do padre na sede e açude jenipapo no Sitio Palmeiras.
#Agricultura 18/03/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA MERUOCA RECEBE O SEGUNDO TERMINAL BANCO24HORAS Hoje 18/03, está sendo instalado o segundo terminal de autoatendimento do Banco24horas na sede do município, o caixa está localizado na Prefeitura de Meruoca. Brevemente os caixas estarão em pleno funcionamento e assim facilitando a vida dos usuários.


#Agricultura 15/03/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA AÇUDE JENIPAPO, EM MERUOCA, SANGRA NESTA QUINTA-FEIRA E RENOVA A ESPERANÇA DOS AGRICULTORES O açude da comunidade do sítio Jenipapo, está transbordando com as últimas chuvas que banharam o município de Meruoca. O retorno das precipitações traz alegria e renova a esperança dos agricultores.

O açude Jenipapo levou ao município de Meruoca a grande realização de construção de uma adutora para o abastecimento da sede do município dentre algumas localidades e a cidade de Alcântaras. Conforme dados da FUNCEME no município de Meruoca este mês de março já choveu mais de 115 mm.
#Agricultura 22/02/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA AÇUDE DO PADRE ATINGE COTA MÁXIMA E COMEÇA A SANGRAR EM MERUOCA O reservatório, conhecido como Açude do padre atinge a cota máxima 100% em seu volume em água e já está sangrando. Há expectativa para os outros três açudes: Monte, Jenipapo e Frecheiras chegarem ao mesmo volume em breve: Conforme o calendário das chuvas do estado do Ceará Meruoca já choveu neste mês de fevereiro 200.1 mm.
#Agricultura 22/02/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA É HORA DE PLANTAR MERUOCA! Na manhã desta sexta-feira (22) a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) - Meruoca, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Meruoca, iniciaram a entrega de sementes selecionadas de milho e feijão para os agricultores cadastrados no Projeto Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará.
#Agricultura 21/02/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA PROJETO HORA DE PLANATAR - EMATERCE/MERUOCA COMUNICADO
Comunicamos, aos agricultores de Meruoca que as sementes solicitadas do Projeto Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará serão entregues nesta sexta-feira 22 de fevereiro as 7:30h da manhã, no posto da Ematerce próximo ao Fórum de Meruoca. Agradecemos a parceria entre Ematerce, Sindicato Rural e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuária de Meruoca.
#Agricultura 03/02/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA PRODUÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DA SOCIEDADE CORAÇÃO DE MARIA DO SITIO SANTO ELIAS EM MERUOCA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
#Agricultura 03/10/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Meruoca inicia cadastramento garantia safra 2018/2019 Cadastramento garantia safra 2018/2019
#Agricultura 03/09/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Sociedade Coração de Maria - Realiza a 13ª Feira da Agricultura Familiar 13ª Feira da Agricultura Familiar do Sitio Santo Elias
#Agricultura 27/08/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA 12ª Edição da Feirinha da Agricultura familiar da Sociedade Coração de Maria Sitio Santo Elias 12ª Edição da Feirinha da Agricultura familiar
#Agricultura 14/08/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Sociedade Coração de Maria realiza a 10ª Feira da Agricultura Familiar Feirinha da Agricultura Familiar Sitio Santo Elias
#Agricultura 30/07/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA VIII Edição da Feira da Agricultura Familiar da Sociedade Coração de Maria VIII Edição da Feira da Agricultura Familiar de Meruoca
#Agricultura 17/05/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Açude Jenipapo sangra e renova esperança dos agricultores Açude Jenipapo sangra
#Agricultura 21/04/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Reunião da FETRAECE em Sobral Programa garantia safra
#Agricultura 18/04/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Programa Mesa Brasil do SESC Mesa Brasil do SESC
#Agricultura 16/04/2018 SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE Com entrega de alimentos do PAA, Município fortalece agricultura familiar PAA - Programa de Aquisição de Alimentos
#Agricultura 12/04/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Solenidade de entrega de títulos de propriedades de terra Entrega de Títulos
#Agricultura 11/04/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Idosos do CRAS- Sonho Meu Meruoca Visitam Abrigo Coração de Jesus Visita a Idosos em Sobral
#Agricultura 06/04/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA CONVITE SOLENIDADE DE ENTREGA DE TÍTULOS
#Agricultura 24/03/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Açude Frecheiras sangra em Meruoca Açude Frecheiras capacidade total
#Agricultura 23/03/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Meruoca - Município realiza a Festa Anual das Árvores Festa Anual das Árvores
#Agricultura 06/02/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA OFICINA PAA Programa de Aquisição de Alimentos 2018
#Agricultura 23/11/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Colabore com os recenciadores do Censo Agropecuário de Meruoca Censo Agropecuário de Meruoca
#Agricultura 06/11/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA VI Feira da Agricultura Familiar no Distrito de Anil Agricultura Familiar no Distrito de Anil
#Agricultura 01/11/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA VI FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DOMINGO (05/11) NO DISTRITO DE ANIL VI FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
#Agricultura 01/11/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Secretário de Agricultura apresenta novo gerente do ICMbio da APA de Meruoca APA de Meruoca tem novo gerente
#Agricultura 30/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Convite APA Serra da Meruoca
#Agricultura 21/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Prefeitura e Sindicato finalizam Recadastramento do Garantia safra 2017/2018 Recadastramento do Garantia safra 2017/2018
#Agricultura 18/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Recadastramento do Garantia Safra 2017/2018 nos Distritos de Fernandes e Camilos Garantia Safra 2017/2018
#Agricultura 14/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Recadastramento dos Agricultores no Programa Garantia Safra 2017/2018 ROGRAMA GARANTIA SAFRA 2017/2018
#Agricultura 12/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Reunião PAA - Programa de Aquisição de Alimentos PAA
#Agricultura 12/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2017/2018 PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2017/2018
#Agricultura 01/10/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Comunidades comemoram a iniciativa que devolve uma fonte de renda à população Peixamento
#Agricultura 30/09/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA V edição da Feira da Agricultura Familiar no distrito de Palestina do Norte Feirinha da gricultura Familiar
#Agricultura 27/09/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA V FEIRINHA DA AGROECOLOGIA FAMILIAR EM PALESTINA DO NORTE FEIRINHA DA AGROECOLOGIA FAMILIAR
#Agricultura 17/09/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA PAA- Programa de Aquisição de Alimentos, 4º mês de execução e quase 80% da cota já comercializada PAA- Programa de Aquisição de Alimentos
#Agricultura 07/09/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Feirinha Comunitária Produtos naturais da agriculturafamiliar
#Agricultura 06/09/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Com entrega de alimentos do PAA, Município de Meruoca fortalece agricultura familiar agricultura familiar
#Agricultura 06/08/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA Comunidade do Distrito de São Francisco recebe a 3ª Feira de Agroecologia e Cultura Familiar Feira de Agroecologia e Cultura Familiar
#Agricultura 28/07/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA 28 DE JULHO DIA DO AGRICULTOR DIA DO AGRICULTOR
#Agricultura 27/07/2017 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA AGRICULTURA FAMILIAR DE MERUOCA PROMOVENDO SAÚDE E BEM ESTAR DE SUA FAMÍLIA
#Agricultura 30/03/2016 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E AGROPECUÁRIA GARANTIA SAFRA É um Programa destinado a segurar a produção do pequeno produtor em caso de falta ou excesso de chuva, que ocasionalmente venha a comprometer a produção do assegurado em mais de 50% de perda de produção dos legumes. Para que o município seja contemplado com o seguro, deve passar por três etapas de vistoria, no caso o IBGE ou o IME desaprovar algum município, mesmo este tendo pago todas as parcelas, os agricultores não receberão o seguro. O município de meruoca aderiu ao programa no ano de 2011/2012. Atualmente o município conta com 297 agricultores assegurados e em caso de perda de safra, esses agricultores serão indenizados com R$ 850,00/ano. Para que o município venha aderir ao programa é necessário passar por várias etapas: 01 - Pré Cadastro na Comunidade, 02 - Cadastro no Sistema, 03 - Analise de Inscritos, 04 - Homologação, 05 - Pagamentos dos Boletos dos Agricultores, 06 - Adesão da Prefeitura Municipal, 07 - Pagamento do Aporte Municipal, 08 - Pedido de Vistoria, 09 - Vistoria.
www.meruoca.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 07:53:18