Texto Meruanhos via Facebook: "Auto da Romana" que tem texto e direção de Cláudio de Oliveira foi montado pela primeira vez em 2011. Em 2012 foi apresentado no Theatro São João (Sobral-Ce).
Trata-se de um teatro regionalista com característica do fantástico literário, cuja pesquisa de criação de personagem deu-se na literatura modernista regionalista em obras como "Grande sertão: veredas" como também em obras naturalistas como "Luzia-Homem". Mas a maior parte das referências contidas nesse teatro vem da literatura oral nacional e meruoquense com seus mitos e lendas.
A peça não é sobre a história da Escrava Romana, embora ela surja também como uma importante personagem espiritual. Nesse sentido, Claudio de Oliveira transgride o tradicional auto quando põe como referência de fé uma "santa popular" à margem dos processos formais de canonização católica.
O espetáculo é repleto de epifanias, nas quais as personagens transmutam de importância na trama.
O jogo de oposições preenche o raciocinio da plateia, seja entre o profano e o sagrado, seja entre a ambição e a humildade. Mas a solidão talvez seja o ponto mais alto de questionamento existencial do espetáculo, a solidão como maior dor sentida pelas pessoas e pela natureza.
A peça está em cartaz desde ontem (21) permanecendo até hoje (22) no auditório do Centro de Feiras e Eventos de Meruoca a partir das 19:00
#teatro
#meruoca
#meruanhos #cultura