A execução do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no
Sistema Único de Assistência Social (SUAS) continua com visitas domiciliares no município de Meruoca, proporcionando a oportunidade de auxiliar na atenção à primeira infância, por meio do estímulo ao desenvolvimento infantil integral para crianças até seis anos de idade.
O apoio prestado pelos visitadores às famílias, visando a garantia dos direitos, o fortalecimento de vínculos e a promoção do desenvolvimento infantil torna-se ainda mais importante nesse período de Pandemia. Diante das orientações de saúde local e do estágio de evolução da pandemia da Covid-19, foram adotadas estratégias, dentre elas está a disponibilização do Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para as visitadoras do Programa, bem como de acompanhamento remoto (via telefone, WhatsApp, vídeo ou outros meios de comunicação) que atendam as famílias acompanhadas.
Trabalhando o fortalecimento de vínculos familiares, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais, são realizadas também ações com as gestantes e as famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
A Supervisora do Programa, Ancila de Maria Tomaz Cisne relata que a "visita domiciliar constitui estratégia fundamental, reforçando a importância da equipe do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, imprescindível para que a política de Assistência Social chegue a quem dela necessitar, devendo receber todo o suporte necessário à realização das atividades prestadas a partir dos equipamentos socioassistenciais.".